Projeto institui Programa “Pré-Natal Odontológico”

O vereador Arnaldo Alves (PSD) assina o Projeto de Lei nº 45/2022, que institui o Programa “Pré-Natal Odontológico”, para o tratamento preventivo à saúde bucal no período gestacional da mãe, no pós-parto e extensivo ao recém-nato, a ser desenvolvido em ação conjunta de equipe de ginecologistas, pediatras e odontopediatras nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

De acordo com a proposta, o programa compreenderá orientações sobre medidas preventivas e manutenção da saúde bucal da gestante e do bebê; a realização de pré-natal odontológico com a atuação de profissionais de forma segura, inclusive no pós-parto; a prevenção de riscos contra a transmissão de doenças orais da gestante para o feto e a diminuição do número e da patogenicidade dos microrganismos; e o acompanhamento e assistência à saúde bucal aos recém-natos até o período infanto-juvenil.

“Em recente publicação, o Ministério da Saúde evidencia que todas as gestantes devem realizar, pelo menos, uma consulta odontológica durante o pré-natal. Na caderneta da gestante, já é possível incluir os dados do atendimento odontológico feito neste período”, afirma Arnaldo. “A recomendação do pré-natal odontológico é uma valiosa conquista para a saúde bucal, mas também um ganho ainda maior para as gestantes e e deve ser celebrado”, conclui o vereador.

Publicado em: 09 de março de 2022

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565