Projeto institui programa Catarata Zero em Santa Bárbara d’Oeste

O vereador Eliel Miranda (PSD) protocolou, hoje (22), o Projeto de Lei 203/2023, que institui o programa Catarata Zero em Santa Bárbara d’Oeste. A proposição tem por objetivo garantir o acesso à cirurgia de catarata para todos os munícipes que necessitem do procedimento. O programa será implementado pelo Poder Executivo Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que elaborará um plano de ação com metas e prazos para a realização das cirurgias. O programa contará com o apoio de profissionais de saúde e entidades públicas e privadas.

Na exposição de motivos, Eliel destaca que a catarata é uma doença ocular que afeta principalmente pessoas idosas e causa a opacidade do cristalino, levando à diminuição progressiva da visão. O parlamentar também ressalta que muitas pessoas enfrentam falta de acesso à saúde ocular, aguardando longos períodos por cirurgias de catarata pelo SUS.

“O Programa Catarata Zero busca garantir um tratamento rápido e eficiente, democratizando o acesso à saúde ocular e beneficiando a economia do município ao reduzir a incapacidade produtiva causada pela cegueira e deficiência visual”, explica o vereador, ressaltando que a iniciativa é urgente e necessária para melhorar a qualidade de vida da população.

Publicado em: 22 de maio de 2023