Projeto institui evento Parlamento Autista na Câmara Municipal

O vereador Celso Ávila (PV) protocolou, hoje (4), na Câmara Municipal, o Projeto de Resolução nº 9/2023, que tem como objetivo estabelecer o "Parlamento Autista". A proposta visa a promover a inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na vida política do município e ampliar a conscientização sobre o funcionamento do Poder Legislativo em relação a essa comunidade.

O "Parlamento Autista" será um evento anual que incluirá a simulação de atividades legislativas, permitindo que os participantes tenham uma experiência prática do que é ser parte do legislativo municipal. O evento será acessível a pessoas com TEA, sem limitação do número de participantes. Os interessados deverão preencher um formulário fornecido pela Câmara Municipal e apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico de TEA. Além disso, é necessário ter pelo menos 10 anos de idade e consentir com o uso de sua imagem para fins de divulgação institucional.

Além disso, o projeto prevê que, durante o evento, estão planejadas atividades educativas, como palestras sobre o funcionamento do Poder Legislativo, visitas monitoradas às instalações da Câmara Municipal e simulação de atividades legislativas, incluindo eleições da Mesa Diretiva e debates sobre propostas. As atividades desse parlamento serão supervisionadas por uma comissão composta por vereadores e membros de instituições não governamentais que apoiam pessoas com TEA no município.

Segundo Celso Ávila, essa proposição reflete o compromisso da Câmara Municipal de Santa Bárbara d'Oeste em promover a inclusão e aumentar a conscientização sobre o TEA na comunidade local.

Publicado em: 04 de setembro de 2023