(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Projeto institui Dia Municipal de Alfabetização e Programa Soletração no Município


O vereador Eliel Miranda protocolou, hoje (30), na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 307/2023, que visa criar o Dia Municipal de Alfabetização e estabelecer o Programa de Soletração no Município. Essa proposição tem o intuito de destacar a importância da leitura e da escrita e, conforme o projeto, esse dia será celebrado anualmente no dia 14 de novembro, coincidindo com o Dia Nacional de Alfabetização.

Além disso, o projeto tem como objetivo incentivar a alfabetização, a prática da leitura e o letramento, principalmente entre os alunos matriculados na rede pública de ensino. Para alcançar esse fim, será criado o Programa de Soletração, que envolverá atividades como campeonatos e brincadeiras de soletração nas escolas, parques e praças. Essas ações serão realizadas, especialmente, no Dia Municipal de Alfabetização, juntamente com outras atividades destinadas a envolver toda a sociedade, com foco na comunidade estudantil.

As regras e diretrizes do Programa de Soletração serão estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa tem como objetivo tornar o processo de aprendizado mais atrativo e prazeroso, incentivando o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita entre crianças e adolescentes. O projeto propõe a realização de gincanas estudantis voltadas para a leitura, memorização e pronúncia das letras que compõem palavras, bem como a promoção de concursos de poesia para estimular a produção de poemas pelos jovens.

“Em um contexto em que as perdas de aprendizagem se tornaram evidentes devido ao prolongado período de ensino remoto causado pela pandemia de Covid-19, iniciativas como o Dia Municipal de Alfabetização e o Programa de Soletração se tornam ainda mais relevantes”, afirmou Eliel Miranda na justificativa do projeto. Segundo ele, estudos apontam que essas perdas foram identificadas em todo o mundo e foram mais acentuadas em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. “Há uma necessidade urgente de investir na recuperação da aprendizagem e na adoção de novas metodologias de ensino que tornem o aprendizado mais acessível e atraente”, concluiu.


Publicado em: 30 de outubro de 2023

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!