O vereador Erb Oliveira Martins, o Uruguaio (SD), protocolou, nesta segunda-feira (9), o Projeto de Lei nº 39/2016, que dispõe sobre a denominação de praça localizada entre as ruas Itaúna, Ipanema e Itararé, no Jardim Icaraí. A praça seria denominada em homenagem a Yolanda Nazatto Bacchin, cuja biografia é apresentada em anexo à propositura.
Nascida na cidade de Leme, em 19 de novembro de 1916, filha de Pedro Nazatto e Josephina Pissaia Nazatto, Yolanda Nazatto Bacchin morreu aos 90 anos de idade, em 2007. Foi casada com Marcemino Bacchin durante 64 anos, com quem teve cinco filhas: Maria Antonia, Mirian Yvone, Josefina, Edite Aparecida e Édina Terezinha. Morou a maior parte de sua vida na rua Floriano Peixoto, na Vila Pires, em Santa Bárbara d´Oeste.
Foi dona de casa, costureira, comerciante e empresária rural. Durante muitos anos, ao lado do marido, foi proprietária do Armazém São Luiz, situado na rua Floriano Peixoto. “Sempre que procurada, ajudava as pessoas humildes com alimentos, roupas e até financeiramente. Antigamente, com a falta de profissionais capacitados, durante muito tempo fez o papel de enfermeira, dando medicamentos e aplicando injeções na população carente”, afirmou o vereador.
Uruguaio também destaca que Yolanda era uma pessoa muito simples, educada, trabalhadeira, honesta, e sempre tinha uma palavra de consolo, às pessoas que a rodeavam. Em 15 de maio de 1995, em reconhecimento pelos serviços prestados à população, recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadã Barbarense.