(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Presidente da Câmara discute fluxo de atendimentos na UBS Vista Alegre após reclamações de pacientes


O vereador Júlio César Kifú, presidente da Câmara de Santa Bárbara d'Oeste, se reuniu com a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Juliana Struraro, com o assessor de governo Giovani Bonfim e com a gerente da UBS “Dr. Joel Lincoln May Keese” – Vista Alegre/Regional Zona Sul, Solange Carrijo, para tratar de reclamações relacionadas ao atendimento nessa unidade.

O encontro foi solicitado pelo parlamentar após receber relatos de moradores sobre dificuldades na marcação de consultas e grande acúmulo de pessoas no início de cada mês. Segundo os munícipes, a concentração ocorre porque a agenda médica é aberta mensalmente, o que leva muitos pacientes a procurarem a unidade no mesmo período.

De acordo com a gerente Solange Carrijo, a UBS atende uma ampla região, que inclui os bairros Vista Alegre, Parque do Lago, Inocoop, Santa Rita, Bosque das Árvores, Eldorado, Aranha Oliveira e Santa Alice, o que contribui para a alta demanda. Ela destacou que, com a futura entrega de novas unidades básicas nos bairros Aranha Oliveira e Vista Alegre, o fluxo de pacientes deverá ser melhor distribuído, reduzindo a sobrecarga atual.

A Regional Zona Sul também passa por obras de ampliação e será transformada em um Complexo Regional de Saúde, com aumento do número de salas, oferta de especialidades e ampliação do horário de atendimento. A melhoria foi anunciada no início do ano pelo vereador Kifú ao lado do prefeito Rafael Piovezan.

“Além do Complexo Regional de Saúde que conseguimos para a região, novas unidades serão implantadas na área sul. Esta reunião foi importante para entender a situação atual e buscar alternativas que tornem o processo de marcação mais organizado e ágil”, afirmou o vereador.

Durante o encontro, a gerente informou ainda que a unidade pretende testar novos métodos para otimizar o fluxo de atendimento. Ela ressaltou também que o índice de absenteísmo registrado em 2025 — quando pacientes faltam às consultas agendadas — tem prejudicado o planejamento e a organização da agenda médica.

As representantes da Saúde se colocaram à disposição para avaliar sugestões que possam aprimorar o atendimento e reforçaram que o diálogo com o Legislativo seguirá aberto.


Publicado em: 13 de fevereiro de 2026

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!