O prefeito Rafael Piovezan sancionou, no início do mês, a Lei Municipal 4234/2021, que institui o Programa Municipal de Equoterapia para pessoas em situação de vulnerabilidade social de Santa Bárbara d’Oeste. Criada a partir de projeto dos vereadores José Luis Fornasari, o Joi (PV), e Eliel Miranda (PSD), essa lei prevê que a equoterapia poderá ser coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, atendendo pessoas com deficiências físicas ou mentais, assim como com distúrbios comportamentais ou vítimas de acidentes.
A lei também permite que o Município firme parcerias ou convênios com centros de equoterapia e com outras instituições públicas ou privadas. “A equoterapia é um método terapêutico que se caracteriza por utilizar o cavalo, numa abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais”, afirmaram os vereadores na exposição de motivos do projeto.
Joi e Eliel ressaltam também que a equoterapia trabalha no âmbito terapêutico como recurso complementar no tratamento de pacientes neurológicos, possibilitando melhora nas condições físicas, emocionais, sociais e educacionais dos pacientes.
Além de sancionar a lei, na semana passada o chefe do Executivo anunciou a construção do Centro de Equoterapia do Município. O espalho será implantado em área anexa ao Viveiro Municipal, no bairro São Joaquim, atendendo principalmente crianças e adolescentes. As obras desse centro de equoterapia contemplam estacionamento, área administrativa, arena e baias dos animais.
Publicado em: 21 de julho de 2021
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1