PREFEITURA INVESTE R$ 4,37 MILHÕES EM INFRAESTRUTURA DE DISTRITO PARA SEDIAR DENSO DO BRASIL

A Administração Municipal está investindo R$ 4.370.753,07 na execução de obras de infraestrutura no Distrito Industrial Oriental, onde está sendo construída a planta da empresa Denso do Brasil, fabricante de sistemas de ar condicionado para automóveis e ônibus. A informação foi dada pelo prefeito Mário Heins (PDT) ao vereador Carlos Fontes (DEM), após requerimento de informações do parlamentar encaminhado ao Executivo.

No requerimento, aprovado na Câmara, Fontes indagava quais os valores gastos pela prefeitura com desapropriação de áreas para a implantação do sistema viário, infraestrutura e instalação de redes de água e esgoto. De acordo com Heins, os gastos com desapropriação amigável da área necessária à implantação do sistema viário atingem o valor de R$ 2.385.369,00. Já o valor relativo à infraestrutura e malha viária é de R$ 1.061.320,89, enquanto o total de investimento na área pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) para execução de redes de água e esgoto é de R$ 924.063,18.

Quanto à pergunta sobre o total de tributos que a Denso trará em benefício para o município, o prefeito respondeu que, conforme o PID (Programa de Incentivo ao Desenvolvimento), o benefício que a empresa trará à cidade dependerá da produção e a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que será repassada ao município pelo Estado.

Em outra pergunta, o parlamentar questiona a Administração se existe algum tipo de compromisso junto à empresa Denso do Brasil quanto ao número de empregos destinados aos moradores de Santa Bárbara d’Oeste, mas a resposta veio como prejudicada.

Fontes defende que a maioria da mão-de-obra a ser contratada pela empresa seja de trabalhadores da cidade, uma vez que o município está investindo dinheiro público nas obras. Ele ficou preocupado com a situação, a partir de informações veiculadas em jornais de Pindamonhangaba (SP), onde a empresa está instalada, após interferência do sindicato da categoria, de que os trabalhadores foram convidados a trabalhar em Santa Bárbara, se assim o desejarem.

A estimativa inicial é que a Denso irá empregar cerca de 350 trabalhadores na unidade barbarense, que deve consumir investimentos da ordem de R$ 65 milhões, segundo o diretor de vendas globais do grupo, Kazuo Hironaka.

Recentemente, o vereador esteve visitando a construção da fábrica da empresa, que deve ser a primeira de uma série de investimentos no setor automobilístico no município. “A inauguração dessa fábrica faz parte de um processo lento, iniciada na administração passada, e trará em breve novos empregos para a população barbarense, com geração de riquezas para o município”, assinalou Fontes.

Publicado em: 03 de setembro de 2010