Após receber ofício de conciliadores e mediadores que atuam, de maneira voluntária, no CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Santa Bárbara d’Oeste), o vereador Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PV), protocolou moção de apelo ao deputado estadual Chico Sardelli (PV). Pinguim pede a inclusão do Projeto de Lei 1005/2013 na pauta de votação da ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Esse projeto dispõe sobre o abono variável e sobre a jornada dos inscritos nesses centros judiciários.
“O chefe do CEJUSC barbarense, Jorge Luis Martins, relatou as dificuldades enfrentadas diariamente por esses conciliadores, os quais se sacrificam para solucionar os problemas enfrentados por grande parte da população e desafogar o Judiciário”, afirmou Pinguim, ressaltando que o pedido de votação desse projeto, em trâmite da ALESP há quase dois anos, é bastante justo.
Pinguim também destaca que uma das justificativas do Tribunal de Justiça para a aprovação dessa propositura é que uma maior atratividade da presteza pela remuneração promoverá a fidelização dos conciliadores e mediadores, a sua maior dedicação à atividade e a possibilidade de seleção dos melhores profissionais da área.