Oito vereadores da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste protocolaram na última semana projetos de Decreto Legislativo que dispõem sobre a concessão de Título Honorífico de Cidadão Barbarense. A homenagem, realizada todos os anos, é destinada a personalidades que não sejam nascidas no município. A solenidade de entrega das honrarias será realizada no dia 10 de dezembro, a partir das 19 horas.
A vereadora Mercedes Roveri Grande (PT) vai homenagear com esse título o padre José Alves de Faria, mais conhecido como padre Pedroso. Nascido em Cidade de Pedralva (MG), desde o ano passado ele atua na Paróquia Imaculada Conceição. A parlamentar destaca, entre outras ações, o apoio que padre Pedroso deu às famílias do assentamento Zumbi dos Palmares.
Já o vereador Enoc Martins Coutinho (PDT) vai conceder o Título de Cidadão Barbarense ao pastor Eliseu Virginio da Silva. Nascido em São Paulo, o pastor vive desde 2003 em Santa Bárbara d’Oeste, onde assumiu a presidência das igrejas Assembléia de Deus Ministério Madureira. Ele também é fundador e presidente da Associação Cristã Beneficente, comandando duas casas de recuperação, em Cabreúva e Capivari. Segundo Enoc, o pastor Eliseu se destaca na luta pela recuperação de famílias com algum membro viciado em drogas ou em bebidas alcoólicas.
O vereador Ademir José da Silva (PT) escolheu para ser homenageada a vice coordenadora da Patoral da Saúde e líder do Movimento Mãe Rainha, Natalice Cândida Messias Ricardo. Nascida em Buritama, ela mudou-se para Santa Bárbara d’Oeste em 1990. O trabalho voluntário dela na Pastoral da Criança, onde até hoje cozinha para cerca de 40 crianças, além de mães e gestantes, é um dos motivos da homenagem, segundo Ademir.
O presidente da Câmara, Raimundo (Itaberaba) da Silva Sampaio (PSDB), é outro vereador a entregar o Título de Cidadão Barbarense. Ele irá homenagear a comerciante Idalina Daniel Iatarola, natural de Rio das Pedras (SP). Itaberaba destaca o trabalho de dona Ida, que durante muitas décadas prestou serviços à população barbarense e que ainda pode ser vista em sua loja de armarinhos.
Outro título de Cidadão Barbarense, esse proposto pelo vereador Gilmar Vieira da Silva (PCdoB), será entregue ao empresário César Fábio Rossetti, presidente do Partido da República (PR). Nascido em Americana, Rossetti veio trabalhar em Santa Bárbara d’Oeste em 1987 e no ano seguinte optou por morar na cidade.
Gilmar destaca entre as realizações de Rossetti, que já foi candidato a vereador de Santa Bárbara d’Oeste, a presidência da Associação de Beneficência e Educação (ABE), mais conhecida como Casa da Criança.
O vereador Ditinho Ferreira (PP), por sua vez, pretende homenagear a religiosa Iraci Virgínia Gomes, membro da Congregação das Irmãs de Caridade de Ottawa. Natural de Ouro Preto (MG), a Irmã Iraci atua desde 2003 em Santa Bárbara d’Oeste, onde desenvolve trabalho junto à juventude da Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Cidade Nova. Ditinho ressalta o trabalho dela em movimentos sociais, principalmente em defesa da juventude, como fatores que a qualificam para receber essa honraria.
Outro parlamentar a prestar essa homenagem é o vereador Juca Bortolucci (PSDB), que escolheu o prefeito de Indaiatuba, José Onério da Silva, para entregar o título de Cidadão Barbarense. Segundo Juca, a indicação dele se deve à atuação como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, com ações como a Operação Romam, na área de segurança, e o apoio aos trabalhos voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Também deve ser homenageado o pastor José Maria Savazzi, natural de Santa Clara d’Oeste (SP), cuja honraria foi proposta pelo vereador Laerte Antonio da Silva (PSDB). Morador de Americana, o pastor foi um dos fundadores da congregação Batista da Vila Mollon, em Santa Bárbara d’Oeste e, posteriormente, da Igreja Batista do Caminho Tenda.
Publicado em: 04 de novembro de 2008
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1