No Mês da Consciência Negra, Câmara entrega a Medalha Zumbi dos Palmares a quatro homenageados

A Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste promoveu, na noite de terça-feira (22), a entrega da Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares a quatro homenageados. Esta honraria, instituída pelo Decreto Legislativo nº 02/2002, é outorgada a pessoas, grupos ou entidades que tenham se destacado, em diversos setores da sociedade, no combate ao racismo e a favor da cultura afro-brasileira.

Em 2022, a aprovação do Decreto Legislativo nº 02/2022 trouxe uma importante alteração na organização desta solenidade. A partir deste ano, a indicação dos homenageados com a Medalha Zumbi dos Palmares, que até então era de iniciativa parlamentar, passa a ser de responsabilidade dos grupos representantes do Movimento Negro atuantes em Santa Bárbara d’Oeste.

Sendo assim, receberam a honraria, em sessão solene no Plenário Dr. Tancredo Neves: Valdecir Leonel da Silva, indicado pela Associação de Capoeira Motta e Cultura Afro; Noam da Silva Motta, indicado pela Casa de Culto de Nzazi  Luango; Ana Paula Bahia, indicada pela Associação Cultural e Beneficente Carolina Maria de Jesus; e Roberto Mendes dos Santos, indicado pela UNEGRO (Associação de Negros pela Igualdade).

A Mesa de Honra foi composta pelo presidente da Casa de Leis, vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV); pelo segundo secretário da Câmara, vereador Carlos Fontes (União Brasil); e pelos vereadores Bachin Jr. (MDB), Eliel Miranda (PSD) e Elton Cazaretti, o Tikinho TK (PSD). Ao final da solenidade, os presentes foram agraciados com uma apresentação do Grupo de Maracatu Baque Mirim, do Conjunto Habitacional Roberto Romano.

A sessão solene, aberta ao público, contou com transmissão, ao vivo, pelo site oficial da Câmara e pelas redes sociais (@camarasbo).

Publicado em: 24 de novembro de 2022

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565