O Ministério Público do Estado de São Paulo arquivou denúncia feita pelo vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), quanto ao descarte irregular de materiais e componentes elétricos no rio Piracicaba, nas proximidades da Ponte do Funil, na zona rural de Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar foi informado a respeito da existência de grande volume de fios e tubulação no leito do rio em abril deste ano e constatou grande volume desses materiais ao visitar o local.
O arquivamento da denúncia foi realizado, em setembro, pela promotora Érika Angeli Spinetti, depois de vistoria do setor de Fiscalização de Obras e Posturas da Administração Municipal. Em agosto, o servidor municipal Edson Roberto Bragaglia esteve no local e afirmou que a fiscalização não encontrou nenhum objeto informado. “Acreditamos que já retiraram os objetos supracitados”, disse.
Quando efetuou a denúncia, Kadu estava preocupado com a poluição do rio Piracicaba, por isso pedia punição às pessoas e empresas responsáveis. “Isso é um crime ambiental. Não sei se o material foi efetivamente retirado depois da denúncia ou levado pelas águas antes da fiscalização. Espero que o Poder Público fique mais atento quanto a esse tipo de situação”, afirmou.