Moção de Repúdio do presidente Juca será apreciada pela Comissão de Educação do Senado

O presidente da Câmara barbarense, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), recebeu, na semana passada, resposta do senador Romário, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, à manifestação feita pelo Legislativo de Santa Bárbara d’Oeste em outubro do ano passado. Na época, os vereadores aprovaram a Moção 592/2015, de autoria do presidente Juca, a qual manifestava repúdio à iniciativa do governo federal de reduzir o repasse às instituições do chamado Sistema S, conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica.

De acordo com Romário, o teor da moção do presidente Juca Bortolucci será registrado no plenário da referida comissão, em reunião ordinária, para conhecimento e análise dos senadores membros. No ano passado, a previsão de cortes feita pelo governo federal ao Sistema S era de até 30% para 2016. A medida, no entanto, ainda não foi votada pelo Congresso Nacional. De acordo com representantes do Sistema S, do qual fazem parte SEBRAE, SENAI, SESC, SESI e SENAC, entre outros, a medida resultaria no fechamento de 300 escolas profissionais do SENAI, além de outras 450 unidades escolares do SESI, afetando 735 mil alunos no ensino básico ou na educação de jovens e adultos. Apenas essas duas instituições nacionais seriam obrigadas a dispensar cerca de 30 mil trabalhadores.

Publicado em: 30 de maio de 2016