Limitação no transporte ‘porta a porta’ motiva questionamento ao Executivo

O vereador Celso Ávila (PV), por meio do Requerimento 1580/2017, protocolado ontem (6) na Câmara Municipal, pede informações à Administração Municipal a respeito do transporte “porta a porta” para cadeirantes em Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar afirma que esse serviço, na maioria das vezes, é a única forma de locomoção acessível a muitos munícipes com deficiência e que as alterações propostas pelo Poder Executivo alteram a rotina e os compromissos já assumidos por esses munícipes.

No pedido de informações, o parlamentar indaga o motivo da redução do transporte “porta a porta”, o que tem dificultado o cotidiano dos cadeirantes que tinham direito a esse benefício. Celso Ávila também questiona o motivo de a prática de ir ao supermercado, uma necessidade básica de qualquer cidadão, ser considerada lazer no decreto da Prefeitura que limitou esse tipo de transporte.

O vereador também questiona o motivo de a Administração Municipal não ter recebido os cadeirantes, usuários desse serviço e maiores interessados, para debater esse tema ou para explicar os objetivos do decreto que alterou e limitou o transporte desses passageiros. Por fim, ele indaga se o setor que propôs essa mudança tem consciência que muitas vezes o transporte “porta a porta” é a única forma de inclusão desses munícipes, cujo cotidiano é dificultado pela falta de acessibilidade em espaços públicos e privados.

Publicado em: 07 de dezembro de 2017