O presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), visitou a Câmara de Limeira nesta segunda-feira (23). Acompanhado do diretor legislativo, Bruno Argente, e do chefe do setor de Biblioteca, Fernando Rodrigo da Silva, o parlamentar esteve na cidade vizinha para conhecer o funcionamento da Escola do Legislativo, um projeto que pretende implantar também em território barbarense.
A Escola Legislativa da Câmara Municipal de Limeira foi criada em 2013, para aproximar o Legislativo da sociedade e aprofundar o conhecimento técnico parlamentar dos servidores. Essa escola objetiva, entre outras coisas, a promoção da educação para a cidadania, que tem como propósito principal oferecer educação política ao cidadão e formação para o exercício pleno da democracia. Na reunião com a atual diretora dessa escola, Amanda Marques de Oliveira, e com seu antecessor, Fernando Campos, Kadu foi informado que o trabalho da Escola Legislativa contribui ainda com a melhoria da produção legislativa, assim como com os processos administrativos e com a gestão interna de forma geral.
“O custo para mandar diferentes servidores até um curso específico em São Paulo ou até mesmo em Campinas pode ser reduzido com a promoção, por exemplo, de um único evento de capacitação na Câmara barbarense”, destacou Kadu. Além disso, o parlamentar ficou animado com a possibilidade de o Legislativo promover diferentes cursos, palestras, seminários e atividades culturais com o objetivo de ampliar a troca de informação dos parlamentares com a população.
“Pretendemos implantar essa escola em nossa Câmara, aproveitando a estrutura física já disponível e o conhecimento de diferentes servidores em diversas áreas”, destacou o vereador, que solicitou à Diretoria Legislativa o desenvolvimento de projeto para a criação dessa escola em Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar ressaltou, ainda, que para não ampliar as despesas na Câmara Municipal, pretende contar, inicialmente, com a participação de professores voluntários e de servidores de outros órgãos governamentais, que poderão aproveitar o espaço cedido pela Câmara para levar informações sobre saúde, educação, meio ambiente, política e cidadania aos barbarenses.