O vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), protocolou, na última sexta-feira (29), o Projeto de Decreto Legislativo 04/2016, que dispõe sobre a criação e concessão da honraria “Diploma Pérola Byington”, a ser outorgado a cidadãos que prestem serviço voluntário em alguma entidade beneficente de Santa Bárbara d’Oeste. A entrega dessa honraria será realizada, anualmente, na semana que antecede o 1º domingo de julho, Dia do Voluntário, conforme decreto estadual nº 8137, de 02 de julho de 1976, em sessão solene.
Ainda de acordo com o projeto, esse diploma de reconhecimento será entregue apenas àqueles que exerçam o voluntariado há, pelo menos, dois anos no Município. Caberá às entidades beneficentes, devidamente reconhecidas pelo poder público municipal, indicarem a pessoa a ser homenageada, assim como encaminhar os dados biográficos desta, até 45 dias da data prevista para a realização da sessão solene.
Na justificativa do projeto, Kadu destaca que a denominação da honraria também busca homenagear Pérola Ellis Byington, filha de imigrantes estadunidenses, filantropa e ativista social brasileira, nascida em Santa Bárbara d’Oeste, em 3 de dezembro de 1879. Em 1930, ela instituiu, com Maria Antonieta de Castro, a Cruzada Pró-Infância, cujo objetivo era o combate à mortalidade infantil, entre outras ações assistenciais que lhe renderam reconhecimento e condecorações.
Além de prover assistência médica e sanitária gratuita, a citada ativista também defendeu benefícios como o salário-maternidade e o pré-natal criaram jardins de infância, creches, fundou o primeiro banco de leite humano no Brasil e instituiu a Semana da Criança, comemorada junto com o Dia da Criança na agenda nacional (12 de Outubro).