Juca participa de seminário sobre alimentação escolar com agricultura familiar

O presidente do legislativo barbarense, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca Bortolucci (PSDB), participou, na manhã de hoje (9), de seminário sobre alimentação escolar com agricultura familiar, promovido pelo Núcleo de Agroecologia da ESALQ, em parceria com a ONG Rede Guandu Produção e Consumo Responsável.

Além do parlamentar, o evento contou com a participação do assistente agropecuário da Casa da Agricultura do Município, Ricardo Stipp Paterniani, e das nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, Rosemary Claus Mondoni, Tatiana Beretta de Queiroz e Juliene do Carmo.

O evento teve como público alvo alunos de agronomia, ecologia e agentes públicos de Secretarias da Educação de municípios da região, produtores rurais, cooperados entre outras pessoas interessadas. O objetivo desse encontro era informar o público presente a respeito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE – Lei Nº 11.947/2009), esclarecer sua proposta de inserção enquanto política pública e as nuances do seu funcionamento, debatendo a comercialização institucional de produtos agrícolas, para identificação das oportunidades e dos principais entraves associados a esta via de comercialização.

Os assuntos foram explanados nas palestras de Tatiana Marsola Piovezani, da Coordenadoria de Assistência Integral (CATI) de Piracicaba e da engenheira agrônoma Evelize Moncaio Moda, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba.

“O seminário foi muito importante, pois recebemos a informação que os produtores rurais da agricultura familiar de nossa região estão se organizando por meio de associações e cooperativas para atender as Prefeituras, que precisam cumprir a Lei Nº 11.947/2009, a qual obriga a compra de 30% da merenda escolar produzida por pequenos agricultores”, finalizou Juca.

Publicado em: 09 de junho de 2016