Juca participa de palestra de deputado Mendes Thame na Cooperativa dos Produtores de Cana

O vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), participou, na manhã de hoje (27), de uma palestra proferida pelo deputado federal Mendes Thame, com o tema “Transformações, impacto e perspectivas do setor Sucroenergético brasileiro”, realizada na sede da Cooperativa dos Plantadores de Cana de Santa Bárbara d’Oeste. O evento foi organizado em parceria com o Sindicato Rural de Santa Bárbara d’Oeste, Cooperativa dos plantadores de cana e Sicoob Cocrefocap - Cooperativa de Crédito de Piracicaba.

A palestra foi assistida por associados que são produtores rurais do setor sucroalcooleiro e tiveram a oportunidade de conhecer o ponto de vista do deputado, que é uma autoridade no assunto. Para Thame, o uso do etanol de cana-de-açúcar reflete positivamente na saúde pública; contribui para a redução de gases do efeito estufa; equilibra a balança comercial; impulsiona a cogeração de energia elétrica, propicia maior segurança geopolítica e gera empregos.

O parlamentar disse também que o mercado mundial de biocombustíveis vai se expandir devido ao aumento da demanda e que medidas mandatórias estimulam o desenvolvimento tecnológico e podem induzir a produção em grande escala de biocombustíveis nos países em desenvolvimento. Durante a palestra, Thame destacou que o setor sucroenergético brasileiro é responsável por 800 mil empregos diretos, com faturamento de R$ 70 bilhões, sendo que 400 unidades industriais produzem etanol de cana-de-açúcar com 70 mil produtores, destacando-se o Estado de São Paulo, com 15 mil produtores.

Apesar de tudo isso, o setor vive grave crise, com 44 usinas fechadas, 12 não moem cana na atual safra, e 37 estão em recuperação judicial, resultando em milhares de empregos perdidos. Mendes Thame propôs, ainda, que sejam criadas linhas de crédito especiais, com juros subsidiados para alavancar a produção de cana com maior eficiência, na mesma área plantada.

“A manhã de hoje foi positiva para todos os produtores de Santa Bárbara, que tiveram a oportunidade de assistir a palestra do deputado Mendes Thame, que também é engenheiro agrônomo formado na ESALQ e uma das maiores autoridades do assunto referente ao setor Sucroalcooleiro”, finalizou Juca. O vereador também parabenizou Antônio Carlos Barbosa, José Graciano, Ivan Soares Diniz e José Coral pela organização do encontro.

Publicado em: 27 de novembro de 2015