Juca participa de apresentação do sistema de gestão sustentável de resíduos sólidos da construção

O vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), participou, na tarde de ontem (13), de reunião promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do município, realizada no auditório do Museu da Água. No encontro, foi apresentado o projeto que vai disciplinar a gestão sustentável de resíduos da construção civil e resíduos volumosos, assim como o plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção.

A apresentação foi passada para empresários do setor da construção civil terraplanagem e caçambeiros que farão uso deste novo sistema depois que o projeto tiver sido aprovado na Câmara e regulamentado por meio de decreto do Poder Executivo.

Esse sistema terá um controle rígido dos resíduos sólidos da construção civil, tanto da entrada como da saída, e pretende fazer com que possa em breve ser um sistema de gestão sustentável, no qual será possível o município autorizado a instituir a venda direta de todos os produtos gerados em sistemas de tratamento de RCC (resíduos de construção civil).

O projeto também especifica no Art. 40 que os valores arrecadados através da cobrança pelo uso da área para recepção de grandes volumes e venda direta dos produtos produzidos serão destinados ao Fundo Municipal de Meio Ambiente.

“Achei o projeto desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente muito interessante do ponto de vista ecológico e sustentável. Agora, o próximo passo será protocolar na Câmara para que possa ser votado e colocado em prática. Acredito que esse novo sistema de gestão vai colocar nossa cidade como modelo no tratamento de resíduos da construção civil na RMC”, finalizou Juca.

Publicado em: 14 de março de 2014