Juca participa da 76ª Reunião Ordinária do Consórcio PCJ

O vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), participou, na manhã de hoje (27), da 76ª Reunião Ordinária do Consórcio PCJ ( das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), realizada em Americana, e conduzida pelo presidente da instituição, Reinaldo Nogueira, prefeito de Indaiatuba. No encontro, a entidade lançou o Selo Amigo da Água, que tem como finalidade certificar o envolvimento de todas as empresas e municípios associados na gestão eficiente e racional dos recursos hídricos.

O Consórcio PCJ concedeu, também, certificado de reconhecimento aos municípios e empresas associadas que apoiaram, sediaram eventos e colaboraram com ações da entidade em 2015. Os premiados foram os municípios de Americana, Amparo, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Indaiatuba, Limeira, Paulínia, Piracicaba, Rio Claro, Valinhos; e as empresas CPFL, DAE Jundiaí, Goodyear, SANASA e Ypê.

Durante a Reunião Ordinária do Consórcio PCJ, também foi discutida a renovação da outorga do Sistema Cantareira, em que foram apresentados os motivos pelos quais foi adiada novamente a conclusão desse tema, antes prevista para o dia 30 de outubro de 2015 e agora, para maio de 2017. A entidade apresentou o cronograma, elaborado pela secretaria executiva, que busca não deixar os debates se arrefecerem até a nova data de renovação da outorga, buscando, desse modo, a construção de saídas e de um consenso entre as Bacias PCJ e do Alto Tietê quanto à partilha da água dos reservatórios.

Os associados foram informados sobre os resultados da visita técnica do Consórcio PCJ a Israel e à WATEC, na qual membros da equipe tiveram acesso à diversas tecnologias voltadas ao reuso, tratamento de água, dessalinização e gestão de recursos, além de estabelecer contatos institucionais com o setor público e privado daquele país.

Durante a 76ª Reunião Ordinária do Consórcio PCJ, foram empossados, oficialmente, os novos membros do Conselho Fiscal, que é formado por membros indicados pelas Câmaras de vereadores dos 43 municípios associados e que tem o vereador Juca Bortolucci como membro do conselho e subcoordenador.

“O Consórcio PCJ vem atuando de maneira ativa, propondo ações de parcerias para o desenvolvimento regional, além de cooperações institucionais e do intercâmbio com Israel, para conhecer novas tecnologias de usinas de dessalinização, reuso, tratamento de água e eficiência na gestão da água disponível”, finalizou Juca.

Publicado em: 27 de novembro de 2015