Juca faz apelo a secretário de Meio Ambiente por inclusão de Município no projeto Mina D’Água

O vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), por meio de moção protocolada hoje (3), manifesta apelo ao secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Bruno Covas, para incluir Santa Bárbara d’Oeste no Projeto Mina D’Água. Esse projeto é uma modalidade de pagamento por serviços ambientais, que visa remunerar os produtores rurais que preservem nascentes existentes dentro de suas propriedades.

“O projeto é realizado em convênio com as Prefeituras, que cadastram os proprietários rurais que possuem minas d’água e que se comprometem a preservá-las, recompor mata ciliar e evitar acesso de animais. Em contrapartida, o governo estadual repassa recursos em dinheiro por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição”, afirmou. O vereador destaca que essa é uma forma eficiente de estimular a proteção das nascentes de mananciais de abastecimento público, conciliando atividades de prevenção com geração de renda, principalmente no meio rural, onde o Governo do Estado reservou R$ 3,15 milhões para a fase piloto do projeto e que a previsão é que 150 nascentes sejam protegidas por município num total de 3.150.

“Santa Bárbara d’Oeste possui um território de 270 km², sendo 240 km² de área rural e possui centenas de minas d’água que compõem as represas e mananciais e que necessitam de incentivo para serem preservadas”, afirmou o vereador. Juca destacou, também, que o Município conseguiu no final de 2013, pela primeira vez, a certificação de Município Verde Azul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o que garante prioridade para obtenção de recursos do governo do Estado para investimentos em ações ambientais.

Publicado em: 03 de abril de 2014