Juca envia carta à Unicamp sobre fila para cirurgia de catarata

O vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, líder da bancada do PSDB, na Câmara barbarense protocolou, hoje (02), ofício no Núcleo de Prevenção da Cegueira da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) acerca da realização de cirurgias de catarata no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Santa Bárbara d’Oeste.

O parlamentar considera que, no Município, aproximadamente 1,5 mil pessoas aguardam pela cirurgia. “Busquei informações diversas junto ao setor de saúde sobre a demora na realização dessas cirurgias, sabendo que vários são os casos de pessoas que estão perdendo ou já perderam a visão por conta desse problema. No entanto, não obtive informações satisfatórias sobre essa questão que julgo de extrema urgência”, afirma Juca.

O vereador menciona na carta que, segundo informações da própria Unicamp, as filas de espera só existem nos municípios e leva apenas de dois a três meses para a cirurgia após o encaminhamento do paciente, tempo necessário para a realização dos exames pré-operatórios.

“Se estou bem informado, são liberadas apenas duas cirurgias por mês no AME de Santa Bárbara d’Oeste, administrado pela Unicamp. A fila de espera não seria então responsabilidade desta?”, questiona Juca. “Quais as dificuldades que impedem a realização de várias cirurgias de catarata, ao invés de apenas duas, como tem ocorrido em nossa cidade?”, acrescenta.

Por fim, o vereador Juca Bortolucci ressalta que sua intenção é conhecer os obstáculos que impedem a realização de mais cirurgias de catarata na cidade e colaborar para que de alguma forma essa situação seja solucionada o mais urgente possível.

Publicado em: 02 de outubro de 2014

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565