Juca comemora início das obras na SP-135 próximo à lagoa da Usina Santa Bárbara

O presidente da Câmara barbarense, o vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), acompanhou, nesta semana, o início da recuperação na SP-135. As obras contemplam uma nova rotatória de acesso aos novos loteamentos Cintec, Jardim Firenze e também o aumento da vazão de água da lagoa para evitar alagamentos com as chuvas mais intensas.

Os trabalhos iniciaram ainda em outubro de 2014, quando o vereador Juca Bortolucci esteve reunido com o engenheiro do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica de São Paulo) Sebastião Bosquilia, em Piracicaba, para saber do andamento do projeto para melhorias no escoamento de água da lagoa da antiga Usina Santa Bárbara na SP-135, o que é reivindicado há anos pelo parlamentar.

As mesmas obras foram discutidas, em maio de 2014, por Juca e o assessor da superintendência do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Fernando Hiro, que recebeu as reivindicações de melhorias na rodovia SP-135, nas proximidades da lagoa da antiga Usina Santa Bárbara (km 1+ 500m), onde ocorreram alagamentos nas pistas que ligam Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.

O DER possui o domínio da área e necessita de autorização do DAEE para fazer as obras necessárias, o que será feito por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) pela empresa Bertol, sem custos para o Município.

Após as liberações do DER e DAEE, Juca intermediou em maio deste ano, juntamente ao presidente da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Otávio Okano, que determinou ao Engenheiro José Ferreira de Assis, responsável pela empresa no escritório de Americana, que iniciasse as tratativas juntamente com a Bertol para liberar a obra para aumentar a vazão de água da lagoa e evitar alagamentos com chuvas mais intensas.

“Iniciamos os trabalhos ainda em 2014 para viabilizar esta obra, e hoje a lagoa está drenada e serão realizadas as obras necessárias para aumentar a vazão de água que passa por baixo da pista e assim evitar os constantes alagamentos que deixam a população dos bairros Vale das Cigarras, Paraíso, Caiubí, Pinheirinho, Cruzeiro do Sul, e as indústrias instaladas na região, com problemas de acesso”, finaliza o vereador.

Publicado em: 17 de novembro de 2015