O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), participou, nesta quarta-feira (27) pela manhã, de reunião na Coordenadoria dos Transportes do Município. O encontro contou com a presença do encarregado operacional da Nova Via, Iraí Romagnoli, e de José Carlos Caetano Júnior, que atua no departamento de transportes públicos da Administração Municipal. Durante o encontro, Joi reiterou o pedido de treinamento para todos os funcionários que atuam no transporte coletivo urbano, com o objetivo de melhorar o atendimento aos passageiros com necessidades especiais. O vereador também relatou que os novos pontos de ônibus implantados por essa empresa não possuem condições de acessibilidade, cobrando providências.
“Tenho recebido muitas reclamações, tanto de cadeirantes quanto de deficientes visuais, da dificuldade de acesso aos ônibus. Em muitos casos, essa situação é causada pela falta de capacitação dos funcionários”, afirmou Joi. Como exemplo, o parlamentar citou a falta de orientação aos cegos que utilizam o terminal urbano, os quais muitas vezes ficam perdidos em busca de um determinado veículo, assim como a dificuldade de muitos funcionários em embarcarem cadeirantes nos ônibus adaptados que já contam com elevadores.
Joi também relatou que, ao contrário do previsto no edital do transporte coletivo urbano, as roletas não estão instaladas na quinta fileira de assentos. Por isso, devido à falta de lugares vagos na frente do ônibus, os passageiros cegos são obrigados a embarcar e desembarcar pela porta traseira. “Muitas vezes, principalmente quando os ônibus estão lotados, esses passageiros têm de gritar com os motoristas e cobradores, avisando onde pretendem descer. Essa situação acaba gerando um constrangimento desnecessário”, disse.