O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), recebeu resposta do secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, referente ao Requerimento nº 1.286/2015, por meio do qual pediu informações sobre os equipamentos de segurança não letais dos guardas civis municipais. “O armamento não letal objetiva a neutralização do agressor sem causar óbito e/ou lesão corporal grave seguida de morte, preservando, assim, a vida de ambos”, diz Joi.
No documento enviado à Câmara, Maiello informa que a Portaria Interministerial nº 4.226/2010 ampara os guardas no tocante a terem tais equipamentos, que são tonfa, espargidor O. C. (gás de pimenta), cassetete, granada de impacto, armas de incapacitação elétrica, munições calibre 12 GA elastômero e cães de polícia.
Dentre os equipamentos mencionados, a Guarda Civil de Santa Bárbara d’Oeste possui, segundo a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, tonfa, cassetete, munições calibre 12 GA elastômero e cães de polícia. Por fim, o secretário acrescenta que existe projeto para a aquisição, no próximo ano, de todos os equipamentos não letais.