O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), recebeu, nesta semana, resposta ao Requerimento 679/2014, por meio do qual questiona a Prefeitura a respeito de possível atraso nas obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Toledos II. No pedido de informações, o vereador ressalta o compromisso firmado entre o Departamento de Água e Esgoto (DAE) do Município e o Ministério Público (MP) para o tratamento de 100% do esgoto da cidade.
Na resposta ao vereador, o secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, afirma que a referida obra ainda está em fase inicial, com 1,15% executada e que o atraso nos trabalhos se deve à necessidade de adequações no projeto. No entanto, Maiello explica que a autarquia pretende recuperar esse atraso e acertar o cronograma, destacando, ainda, que nesse período o MP foi informado periodicamente, recebendo todas as justificativas pelo atraso.
O valor total da obra do DAE é de R$ 36,1 milhões, sendo R$ 32 milhões provenientes de recursos do Ministério das Cidades, repassados pela Caixa Econômica Federal, e o restante a título de contrapartida da Administração Municipal. Conforme resposta do secretário de Governo ao vereador Joi, se o DAE cumprir o contrato firmado com a Caixa, não há risco de o município perder esse recurso.