O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PPS), recebeu, nesta semana, resposta ao Requerimento 791/2013, de sua autoria, por meio do qual requer informações com relação ao atendimento dos dependentes químicos no Município. No pedido de informações, o parlamentar afirmava ter sido procurado por diversos munícipes com dúvidas a respeito desse tipo de atendimento em Santa Bárbara d’Oeste.
Na resposta encaminhada ao parlamentar, o secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, afirma que a Secretaria Municipal de Saúde é o setor responsável pelo atendimento a dependentes químicos com mais de 18 anos, que desejam atendimento médico. Esses pacientes são atendidos no Ambulatório de Saúde Mental, localizado no Centro Médico de Especialidades, por meio de atendimentos psicológicos, psiquiátricos e orientações familiares, realizadas pelo Serviço Social. Já os dependentes químicos que buscam internação em comunidades terapêuticas devem buscar ajuda junto à Secretaria de Promoção Social, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), que administra as vagas conveniadas.
Maiello explica, também, que os encaminhamentos aos tratamentos alternativos, como grupos de apoio (Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, etc), podem ser feitos pelos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social), ou o interessado pode procurar diretamento pelos grupos nos dias dos encontros. Nos casos em que os pacientes não aceitam internação, a família recebe orientações quanto à possível participação em grupos de auto-ajuda. “Se a família optar pela internação compulsória, ela é orientada a procurar o Judiciário, mas a equipe de Saúde Mental orienta que a eficácia do tratamento é maior se o dependente reconhecer a necessidade de ajuda”, explicou, destacando que a Secretaria de Promoção Social não dispõe de recursos para a internação compulsória, por isso é importante que a família do dependente procure a Justiça para garantir o tratamento.
Ainda em resposta ao vereador Joi, o secretário de Governo afirma que as secretarias de Saúde e de Promoção Social entendem que, diante de uma problemática de grandes proporções, onde as soluções são esperadas de políticas públicas de âmbito nacional, os recursos existentes não são suficientes para atender a grande demanda. Maiello ressalta, ainda, que a Secretaria de Saúde pretende criar um Núcleo de Atendimento de Álcool e Outras Drogas, no qual serão desenvolvidas atividades preventivas e de atenção psicossocial, objetivando que, em médio e longo prazo, as ações desenvolvidas se expandam e o serviço passe a ser figurado como Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas.
Publicado em: 14 de agosto de 2013
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1