(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Joi recebe resposta a novo pedido de informações sobre o desassoreamento do Ribeirão dos Toledos


O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), recebeu, no último mês, resposta ao Requerimento 1.247/2017, por meio do qual o parlamentar pedia informações referentes às respostas recebidas no Requerimento 1.120/2017. No documento, o vereador questionava o motivo de a máquina de desassoreamento não trabalhar constantemente, principalmente até concluir o serviço em toda extensão do Ribeirão dos Toledos, aproveitando a estiagem e o baixo nível do rio.

Na resposta encaminhada ao vereador, a Secretaria Municipal de Obras informou que a máquina é visivelmente antiga e requer manutenção e que os moradores próximos do local ficaram perplexos com a resposta dada pela Administração. Segundo eles, o operador para de trabalhar cedo, sem aproveitar o dia útil, e volta no outro dia, começando a trabalhar tarde, sem que tivesse havido sequer alguma manutenção.

Na nova resposta ao vereador, a Administração informou que o operador da referida máquina é prestador serviços de operação e manutenção, mas que o contratado é obrigado a se dirigir à garagem municipal, para que seja possível o início dos serviços e operação da Dragline. Consta no contrato que o Município é responsável pelo fornecimento de combustível para operação, pelas peças utilizadas na manutenção do veículo e pela implantação de acesso pela escavadeira hidráulica nas margens dos córregos. A Prefeitura informa, ainda, que a locomoção da contratada se dá conjuntamente com servidores municipais, designados para realização das atividades de responsabilidade da Administração.

Ainda na resposta ao vereador, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços informou que na maior parte dos pontos de desassoreamento do ribeirão há necessidade de caminhões para o transporte do lodo e que hoje essa secretaria conta apenas com três veículos para atender tanto esse serviço quanto estradas rurais e a área central do Município. Quanto à idade da referida máquina, a Prefeitura informou que ela foi doada pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) em 1972.

Ainda sobre a conservação dessa draga, a Prefeitura informou que, no mês de julho, a Dragline FNV Bucryrus trabalhou seis dias na dragagem do ribeirão, permanecendo 15 dias em manutenção corretiva e preventiva. Em agosto, a referida máquina trabalhou oito dias e passou 14 em manutenção e, em setembro operou durante 15 dias, permanecendo quatro em manutenção. O contratato terceirizado é o responsável pelo serviço de manutenção do referido equipamento. Sobre o custo de manutenção, a Prefeitura apresentou valores de três notas fiscais, que juntas somam mais de R$ 14 mil neste ano.


Publicado em: 07 de novembro de 2017

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!