O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PPS), protocolou, hoje (16), moção em que manifesta protesto contra a proposta do Ministério da Educação, incluída no documento referência da Conferência Nacional da Educação, que prevê, em seu artigo 488, inciso VII, o fim das escolas de educação especial filantrópicas no País. “Uma das metas desse documento é fazer alterações nos repasses para essas entidades, como as APAEs, a partir de 2014, com a possibilidade de inclusão de todos os alunos especiais na rede regular de ensino até 2018”, explicou Joi.
O parlamentar destaca na moção que a transferência desses alunos para as escolas regulares gera muita preocupação entre os pais de crianças e adolescentes com necessidades especiais, em virtude da qualidade do atendimento prestado pelas APAEs e por outras entidades filantrópicas, assim como pelas dificuldades encontradas por essas crianças para acompanhar o andamento das aulas em escolas regulares.
Ainda nessa moção de protesto, Joi lembra que apenas a APAE de Santa Bárbara d’Oeste, fundada em 1967, presta importante serviço a mais de 600 pessoas com deficiência mental, múltipla, autismo, paralisia cerebral e outras síndromes, até 60 anos de idade, atingindo mais de 4,5 mil atendimentos mensais. Ele ressalta, ainda, que apenas essa entidade conta com mais de 2 mil unidades em todo o País, sendo cerca de 300 somente no Estado de São Paulo. Essa moção deve ser encaminhada ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e à presidente Dilma Rousseff.
Publicado em: 16 de agosto de 2013
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1