Joi propõe denominação de praça na Vila Mac-Knight em homenagem a Jacira Moreira Alves

O vereador José Luis Fornasari, o Joi (SD), protocolou, na última semana, o Projeto e Lei 70/2017, que dispõe sobre a denominação da Praça da Vila Mac-Knight. Na propositura, o parlamentar homenageia Jacira Moreira Alves, antiga moradora da cidade e voluntária da Comunidade Batista.

Filha de Joaquim Francisco Xavier e Praxedes Maria de Jesus, Jacira nasceu aos 30 de agosto de 1931, na divisa de Lavras com Areado em Minas Gerais, sendo a quinta filha de dez irmãos. Desde seu nascimento, residiu com a família na cidade de Botelhos, em Minas Gerais. Ainda na infância, em meados de 1941, foi levada pelas irmãs mais velhas para a cidade de São Paulo, onde foi trabalhar em casa de família no bairro da Lapa, permanecendo por bastante tempo.

No ano de 1947, José Alves, barbarense nato, foi prestar serviços de pedreiro na residência da família, patrões de Jacira, e foi quando se conheceram. Depois do início do relacionamento, resolveram voltar para a cidade natal de Jacira, onde se casaram, em janeiro de 1948, passando ela a se chamar Jacira Moreira Alves. Em seguida foram viver mais um tempo na cidade de São Paulo, onde tiveram quatro filhos: José Luís; Davi, Noemi e Ilza (em memória).

Em 1955, vieram para Santa Bárbara d’Oeste, fixando residência à rua José Bonifácio, nº 769, na Vila Mac-Knight, onde viveram até seus últimos dias. Em Santa Bárbara tiveram mais duas filhas: Ester e Abigail. Para ajudar no sustento da família, Jacira sempre batalhou muito, trabalhando incansavelmente como lavadeira, passadeira e em serviços domésticos. E como se não bastasse, aos finais de semana atuava voluntariamente como ajudante de cozinha da Comunidade Batista, e fazia questão de manter em sua casa uma escola dominical para as crianças da vila, que se aglomeravam para ouvir os ensinamentos bíblicos que ela lhes transmitia.

“A  sra. Jacira e sr. José Alves, desde que vieram para Santa Bárbara, viveram felizes, sempre no mesmo endereço por 40 anos, formando uma linda e grande família, composta pelos seis filhos, que posteriormente lhes deram oito netos e sete bisnetos”, afirmou Joi. José Alves morreu em 1993, e por ter sido um mestre de Obras muito conhecido e querido na cidade, foi homenageado com a denominação de uma via paralela à rua onde morava. Jacira faleceu em 2000, deixando muitas saudades.

Publicado em: 06 de junho de 2017