O vereador José Luís Fornasari, o Joi (SD), recebeu resposta do secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, referente ao Requerimento nº 543/2015, por meio do qual pediu informações sobre o reflorestamento dos mananciais de Santa Bárbara d’Oeste.
No documento enviado à Câmara, Maiello esclarece que o DAE (Departamento de Água e Esgoto) possui, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um diagnóstico detalhado da cobertura vegetal no entorno dos mananciais de abastecimento público e um plano de ação específico para cada situação observada.
O DAE contratou, mediante processo licitatório, a empresa Forty S/A, vencedora do Pregão nº 05/2015, para execução dos serviços necessários nas matas ciliares do Município. Neste contrato, há uma equipe específica para trabalhos de plantio, enriquecimento e tratos culturais na mata ciliar.
O DAE informou, ainda, que a empresa deve iniciar seus trabalhos ainda neste mês de maio. A prioridade é o entrono das represas Areia Branca, São Luis e Cillos, visando à proteção dos mananciais e o incremento da conectividade entre fragmentos florestais existentes, criando corredores que possibilitem o trânsito e a reprodução da fauna.
Por fim, o secretário acrescenta que a Prefeitura vem desenvolvendo, em conjunto com o DAE, o Projeto de Recuperação de Nascentes proposto pela Agemcamp (Agência para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas) e orientado pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas), visando a aumentar a disponibilidade de água e garantir a sustentabilidade hídrica do Município. Neste sentido, os técnicos dos órgãos envolvidos realizaram levantamento das 56 nascentes que alimentam o Córrego São Luiz, Ribeirão dos Bois e Ribeirão dos Toledos, consideradas em estado degradado, para recuperação das mesmas e também da mata ciliar que acompanha o curso destes corpos d’água.