O vereador Joi Fornasari (PPS) encaminhou nos últimos dias, vários requerimentos ao presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, Anízio Tavares (DEM), referentes a assuntos administrativos do Legislativo.
O primeiro deles solicita a compra de equipamentos de segurança para os jardineiros que atuam na Casa. O pedido foi feito após a constatação de que um dos servidores trabalhava com a máquina motorizada de cortar grama sem a utilização de nenhum equipamento de proteção.
O segundo requerimento do parlamentar também é referente à segurança dos servidores do Legislativo. Joi pede que o presidente autorize a criação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), conforme determina a Lei Federal nº. 6.514, de 22 de dezembro de 1977, da Segurança e da Medicina do Trabalho da NR nº. 5.
O vereador, em outro requerimento de sua autoria, solicita a ampliação e divulgação do site da Câmara. Uma das formas apontadas pelo vereador é a divulgação, no rodapé das correspondências oficiais do Legislativo, do endereço eletrônico www.camarasantabarbara.sp.gov.br.
Ele também pede que sejam colocadas lixeiras no estacionamento dos vereadores e na entrada principal da Câmara, assim como existe na escada da saída dos funcionários.
Outro pedido do vereador Joi é para que os copos descartáveis utilizados hoje por funcionários, assessores e vereadores sejam substituídos por outros de vidro, que possam ser lavados e reutilizados. A medida, segundo o parlamentar, contribuiria para a economia no Legislativo e para a preservação do meio ambiente.
Desde o início de 2008 até hoje foram usados 80 mil copos descartáveis de água e 30 mil copos descartáveis de café, num valor total de R$ 1.651,38. Desde o ano passado, no entanto, após licitação realizada no fim de 2007, foram comprados 92,5 mil copos de água e 65 mil copinhos de café, um total de 157,5 mil copos descartáveis, que representam uma despesa de R$ 2.266,55 para a Câmara.
Esses números foram fornecidos ao gabinete do vereador, após pedido feito para o setor de compras do Legislativo.
“É importante ressaltar que cada copo de plástico demora mais de 100 anos para sua decomposição no meio ambiente. Além da despesa ser alta, o custo para o meio ambiente é imensurável. A Câmara poderia fornecer esses copos descartáveis apenas aos visitantes, separando-os após o uso para a reciclagem”, garante. Ele afirma que espera que essa sugestão sirva de exemplo e incentivo para outros órgãos públicos, assim como para empresas privadas do município.
Na manhã de hoje (29) o gabinete do parlamentar protocolou novo requerimento, desta vez solicitando a possibilidade de divulgação, no site da Câmara, das atas das reuniões ordinárias, extraordinárias e audiências públicas. “Pedimos essa providência, entendendo que os munícipes que não tiveram oportunidade de estarem presentes nas reuniões ou ouvirem as mesmas, possam ter acesso às informações”, concluiu.
Publicado em: 29 de janeiro de 2009
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1