O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PPS), se reuniu, hoje (27) pela manhã, com representantes de diversos setores interessados na construção de uma ponte sobre o Ribeirão dos Toledos, ligando a Estrada Barreirinho e a Estrada da Areia Branca. A ponte desviará o fluxo de caminhões carregados de cana-de-açúcar, aliviando o tráfego nos bairros. E, ainda, foi discutida a participação de Santa Bárbara D’Oeste no Programa Melhor Caminho, da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento.
Participaram do encontro Celso Cresta, secretário de Obras e Serviços; Kênio Franklin de Freitas, diretor superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto); Cristiano Peraceli, gerente agrícola da Cosan; Lenício Tadeu Poli, coordenador regional de topografia da Cosan; o engenheiro José Carlos Teixeira, proprietário da empresa Topoterra; Valdemir Antonio Furlan, diretor da Usina Furlan; e Omir Moraes Jr., sócio da Fazenda Galvão, em cujas terras se planeja construir o ponte.
Joi explica que o objetivo da edificação é tirar o tráfego de treminhões e outros veículos de grande porte da zona urbana. “Os caminhões que transportam cana-de-açúcar circulam em diversos bairros da cidade, atrapalhando o trânsito e deteriorando a camada asfáltica. Isso acontece nos bairros Inocoop, Santa Rita, São Francisco, Santa Alice, Vista Alegre, Eldorado e Sartori. A construção dessa ponte vai beneficiar não só os munícipes, mas também os produtores e as indústrias, já que o trajeto do corte às usinas vai diminuir”, explica o vereador.
Kênio ressaltou, durante a reunião, que o primeiro passo para se dar prosseguimento aos trâmites da construção da ponte é a concordância da família Galvão, que terá parte das terras desapropriadas. “Depois que a família decidir sobre a questão da propriedade, a próxima etapa é definir o projeto detalhadamente e protocolar na Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo)”, avisa o diretor superintendente do DAE. Quanto ao posicionamento da família Galvão, Moraes Jr. combinou de entrar em contato com Joi na primeira quinzena de fevereiro com uma resposta. “A concessão dessas terras por parte da família Galvão é uma benfeitoria ao município, sem qualquer interesse particular”, salientou o sócio da fazenda.
De acordo com Valdemir Furlan, a construção dessa passagem é uma vontade antiga. “Há pelo menos seis anos temos a ideia de separar a zona rural da zona urbana, evitando transtornos com o excesso de tráfego de caminhões nos bairros”. O impacto da circulação desses veículos de grande porte pelas ruas da cidade é violento, como afirma Cresta: “A pavimentação urbana não é dimensionada para receber tal fluxo de veículos, o que acaba gerando rachaduras. O desvio com certeza resultará na diminuição dos gastos com a manutenção das vias afetadas”, afirma o secretário.
Melhor Caminho
Outro assunto levantado na reunião por Joi e Peraceli, da Cosan, foi o interesse em trazer para Santa Bárbara D’Oeste os benefícios do Programa Melhor Caminho. O programa visa à elaboração de convênios entre a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento e as Prefeituras Municipais para a conservação e melhoria de estradas rurais (não pavimentadas).
Peraceli explicou que a iniciativa de propor um projeto para a cidade deve partir da Prefeitura; “no entanto, a Cosan e a Usina Furlan têm interesse em firmar parcerias para que as obras sejam postas em prática, principalmente na SP-470, o que melhoraria o escoamento da produção agrícola e favoreceria moradores e transportes escolares que passam por ali”.
Publicado em: 27 de janeiro de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
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Categoria: Notícias da Câmara
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