(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

JOI ACOMPANHA VOLUNTÁRIAS DA REPROLATINA EM REUNIÃO NA PREFEITURA


     A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste recebeu na manhã desta quarta-feira (8) o balanço de atividades realizadas pela ONG Reprolatina – Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva, parceira da Administração Municipal na educação e orientação sexual de homens e mulheres barbarenses. As voluntárias, acompanhadas do vereador Joi Fornasari, foram recebidas pelos secretários Mauro Rontani (Negócios Jurídicos) e Eduardo Rodella (Controle Geral).

     O relatório apresentado ao secretariado aponta que foram realizadas 213 ações educativas diferentes, que abrangeram ao todo 3830 homens, mulheres e gestantes. As PVSs (Promotoras Voluntárias de Saúde) atuam por regiões na orientação de pessoas e na capacitação de agentes, criando núcleos de moradores atuantes em prol da valorização do ser humano.

     Segundo Rontani, a ONG é parceira da Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e de Promoção Social, desde março de 2009, quando o trabalho foi apresentado à Secretaria de Saúde e, em seguida, às pastas de Negócios Jurídicos e Controle Geral para a elaboração de um convênio que, do ponto de vista legal e de interesse público, foi reforçado visando o apoio nas atividades desenvolvidas pelo município na área de DST/AIDS.

     De acordo com a coordenadora do projeto no município, Maria Áurea Soares de Deus, 140 mulheres capacitadas atuam como PVS. “Estamos nesta luta pelos depoimentos que a gente ouve na comunidade, são histórias de superação e de união das famílias”, disse. Autoestima, sexualidade e prevenção são os principais eixos de atuação da ONG.

     Durante a apresentação do balanço, o vereador Joi apresentou aos secretários a sugestão de criar um Núcleo de Apoio para que o trabalho das voluntárias capacitadas continue sendo realizado. O vereador se comprometeu a aproveitar o período de recesso da Câmara e elaborar um projeto de lei para que o trabalho da ONG continue sendo realizado nas próximas administrações municipais.

     Joi prometeu estudar a melhor forma de elaborar o projeto e apresentá-lo no início de 2011 na Câmara. “O trabalho desenvolvido pela ONG é interessante e conhecendo o plano do governo Mário Heins e a atuação do secretário de Saúde, Carlos Eli Ribeiro, com certeza será discutido pela gestão da Secretaria de Governo, para a qual daremos encaminhamento”, afirmou Rontani.

     O vereador ressaltou a importância da atividade desenvolvida em parceria com a Prefeitura. “Infelizmente os pais não têm diálogo com os filhos, é uma questão cultural, e as mães, por serem criadas desta forma, não conversam também. Com este trabalho, as voluntárias abrem a mentalidade das mães e tanto elas como seus filhos passam a ter uma nova postura”.

 

 


Publicado em: 08 de dezembro de 2010

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!