ITABERARA PROPÕE MOÇÃO DE APLAUSO PARA CIA SANTOS REIS

O Presidente Raimundo (Itaberaba) da Silva Sampaio (PSDB) protocolou moção que manifesta aplauso aos integrantes da Companhia de Santos Reis “Estrela de Belém”, que há mais de trinta anos reúne seus componentes para a tradicional festa em comemoração ao Dia de Santos Reis no município, realizada no último dia 6 de janeiro.

“Os integrantes da Companhia de Santos Reis “Estrela de Belém” há mais de trinta anos reúnem seus componentes para a tradicional festa, resgatando a cultura em nossa cidade e proporcionando momentos de lazer e descontração à população de nossa cidade, onde as casas visitadas aguardam a chegada da bandeira da Companhia, que gira pelas residências dos devotos e moradores desta cidade, nos mais diversos bairros, seja no Mollon, no Jardim Europa, na Cidade Nova, Bairro Sartori e na Vila Brasil, seja da Zona leste ou Oeste, de um canto ao outro da cidade”, diz o parlamentar.

O evento teve inicio às 14h00 e prosseguiu até às 21h30, quando toda a população que prestigiava a festa participou do jantar, previamente organizado pelos responsáveis através de doações feitas durante as visitas realizadas em casas familiares. “Isto demonstra a importância da participação popular, contribuindo para o sucesso do evento e colocando o município à frente no desenvolvimento cultural”, completa.

Antes do Jantar, os integrantes da Companhia de Santos Reis, prepararam uma missa campal, que foi celebrada pelo padre Altair, da Paróquia São João Batista, e o ambiente foi decorado com um presépio vivo. “Estive no evento e me emocionei em ouvir ao som de bandeireiro, guardiões da bandeira, mestre, contra-mestre, ajudante, contralto, quarta-voz, quinta voz, sexta voz, caixeiro, violino, cavaquinho, pandeiro, violas e violões, pandeiro, e zabumba, as musicas do Evangelho de São Mateus, repetindo as cantigas que foram apresentadas em aproximadamente 674 casas, desde o dia 12 de outubro até o dia do evento, anunciando o nascimento de Jesus Cristo”, comenta o presidente.

Ele ainda diz que “trata-se de uma festa popular liderada pelo vereador Inácio Luis Souto (PSDB), mestre, a quem externo notório reconhecimento pelo desempenho e pelo Sr. Felício José da Silva, lembrando que a Companhia “Estrela de Belém” é mantida por familiares e amigos”.

Em sua moção, Itaberaba afirma também que o evento é uma tradição de mais de 100 anos na família de Felício José da Silva, trazida de Pontalina, região de Jales, para Santa Bárbara d´Oeste, sendo a única companhia na região a manter a cultura. “Em reconhecimento, devem receber nossa singela aclamação pelo destacável evento relembrando a chegada dos Reis Magos em Belém, para festejar o nascimento do Menino Jesus alegrando nossa população”, emenda.

“Neste sentido, queremos manifestar nosso respeito, reconhecimento e aplausos a Companhia “Estrela de Belém”, por levarem a cultura e o evangelho em cada residência visitada que aguarda ansiosamente e religiosamente a chegada da “bandeira” em suas casas e para cada cidadão que participou do evento, tudo baseado nas escrituras, despertando a importância da religião de uma maneira inusitada, atraindo crianças, jovens e velhos”, finaliza.

Publicado em: 17 de janeiro de 2008