ITABERABA PROPÕE INSTITUIÇÃO DO PROMEDULA

O presidente da Câmara Municipal Raimundo (Itaberaba) da Silva Sampaio (PSDB) protocolou hoje (9) Projeto de Lei nº 02/08 que dispõe sobre a instituição do Programa Municipal de Incentivo à Doação de Medula Ósssea e de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário – PROMEDULA.

Dentre os objetivos da proposta apresentada pelo parlamentar estão: estimular a doação voluntária, visando à ampliação da possibilidade de localização de doadores compatíveis; informar, sensibilizar, conscientizar e difundir a necessidade da existência de doadores; desenvolver atividades de orientação e educação continuada sobre transplantes, doação e identificação de doadores para profissionais da área de saúde, especialmente os que atuam nas unidades de obstetrícia e oncologia no Programa de Saúde da Família; alertar o doador cadastrado para a importância de dados atualizados no referido cadastro e efetivamente comparecer para doação, quando chamado a fazê-lo e estimular a criação de pontos fixos e móveis de coleta de sangue, tipagem e cadastro de doadores voluntários de Medula Óssea.

“O transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de vários tipos de tumores e ainda da leucemia, mas essa possibilidade de salvar vidas ainda depende da colaboração dos cidadãos”, justifica Itaberaba.

Ainda segundo ele, milhares de crianças no Brasil são vítimas de câncer e somente 70% conseguem alcançar a cura ou uma longa sobrevida através de tratamento quimioterápico.

O projeto ainda objetiva promover informações centralizadas e atualizadas aos profissionais da saúde, divulgar endereços e horários de atendimento dos centros de transplantes e hemocentro, públicos e privados, cadastrados junto ao Ministério da Saúde; desenvolver campanhas periódicas de esclarecimento sobre a necessidade de doação e prestar apoio técnico às instituições cadastradas para a coleta do material.

A proposta de Itaberaba prevê também que para a consecução do Programa PROMEDULA, o Poder Executivo deverá viabilizar infra-estrutura necessária à sua manutenção, podendo ser realizada parceria entre o Poder Municipal e outros órgãos governamentais estaduais e federais, organizações não-governamentais e empresas privadas.

“O ato de doar é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. É disso que trata o projeto: sensibilizar os cidadãos sobre a importância de doar e as gestantes da importância que tem o cordão umbilical de recém nascidos para o combate a vários tipos de tumores. Em outras palavras, incentivar a sociedade a colaborar na aquisição de recursos que ajudem a salvar vidas”, finaliza.

Publicado em: 09 de janeiro de 2008