IBGE PROMOVE REUNIÃO NA CÂMARA PARA ESCLARECER DÚVIDAS E PEDIR APOIO A VEREADORES

A Câmara Municipal sediou ontem (28) reunião de vereadores, secretários municipais e representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) para tratar da implantação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística, que irá acompanhar os trabalhos do Censo 2010. O objetivo dessa comissão é dar transparência aos trabalhos do órgão e apoio estrutural para a realização das pesquisas. O encontro também serviu para que os parlamentares apresentassem suas dúvidas a respeito da metodologia do Censo e do número de habitantes existentes no município.

Durante a reunião, Milto Tavares da Silva, coordenador de subárea do Censo em Americana e Santa Bárbara d’Oeste, solicitou aos representantes da Administração Municipal a cessão de área para a realização de cursos de treinamentos com os recenseadores, que devem ser contratados por meio de concurso público até o fim do ano, e de três postos de trabalho, para servirem de base aos supervisores da pesquisa. A Prefeitura, representada pelo secretário de Obras, Kênio de Freitas, afirmou estar à disposição para ajudar o IBGE.

O vereador Carlos Fontes (DEM) aproveitou a reunião para questionar o número de habitantes do município, destacando que a cidade cresceu muito nos últimos anos e já deve ter mais de 200 mil pessoas. O coordenador de subárea do Censo explicou que, desde 2000, não foram mais feitas pesquisas e que a estimativa de crescimento, que aponta 184 mil habitantes para a cidade, é feita com base em uma média estipulada pelo órgão. Milto Tavares aproveitou a oportunidade para explicar a metodologia de trabalho, destacando que todas as residências são visitadas, e que não há interesse por parte do IBGE em apresentar números inferiores aos realmente existentes. A contagem, oficial, no entanto, deve ser divulgada apenas no fim do próximo ano.

Entre os parlamentares, o presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), e os vereadores Ademir José da Silva (PT), Antonio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (PDT), Danilo Godoy (PSDB), Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca Bortolucci (PSDB), Erb Oliveira Martins, o Uruguaio (PPS), e José Luis Fornasari, o Joi (PPS) também participaram da reunião.

Publicado em: 28 de setembro de 2009