Gustavo Bagnoli homenageia José Laerte Honório com Título de Cidadão Barbarense

O vereador Gustavo Bagnoli (DEM) protocolou, na última sexta-feira (3), o Projeto de Decreto-legislativo 06/0216, que dispõe sobre a concessão do Título Honorífico de “Cidadão Barbarense” a José Laerte Honório, mais conhecido como Zé 21. Junto ao projeto, o parlamentar apresenta uma breve biografia do homenageado. O objetivo dessa honraria é homenagear personalidades que não sejam nascidas do município, mas que tenham contribuído para o desenvolvimento de Santa Bárbara d’Oeste nas mais diferentes áreas.

José Laerte Honório nasceu em Capivari, no dia 22 de janeiro de 1945. Veio para Santa Bárbara d’Oeste em 1950, com apenas cinco anos de idade. Filho mais velho de Adolfo Honório e Joana Cabrera Honório, é o mais velho de três irmãos, Antônio Luís e Tereza de Jesus. Estudou na Escola Estadual Gabriel de Oliveira, onde recebeu do professor Mozart o apelido de “Zé 21”. É casado com dona Ana Odila da Silva Honório, com quem teve duas filhas, Eliane Maria e Aline Maria, e os netos Pedro Henrique e Thomas, filhos de Eliane.

José Laerte começou a jogar futebol aos dez anos, no campinho onde hoje é a Escola Estadual Professor Ulisses de Oliveira Valente. Encerrou a carreira em 1976 no União Barbarense, mas jogou no Internacional, time que marcou sua vida, onde recebeu noções de princípios e ética e também conheceu seu grande amor, Ana Odila. Seu maior desejo era jogar no time amador, ao realizar esse sonho, em seu primeiro jogo foi levado para o CAUSB, onde permaneceu por dois anos. Em 1965 foi para o União Barbarense.

“Quando passou do infantil para o juvenil, por ser órfão de pai, não tinha dinheiro para comprar chuteira. No infantil, jogava descalço, já no juvenil, Domingos Dal Belo me presenteou com uma chuteira, um dos presentes mais especiais que guardo na memória, pois esse gestou me levou a jogar no time juvenil, realizando um sonho”, disse Zé 21, que fez a alegria de muitos barbarenses nos campos do União e do CAUSB.

Publicado em: 06 de junho de 2016