FONTES FAZ APELO POR LIBERAÇÃO DE VERBAS PARA REFORMA E AMPLIAÇÃO DO MUSEU DA IMIGRAÇÃO

O vereador Carlos Fontes (DEM) protocolou sexta-feira, na Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, a Moção 18/2010 que manifesta apelo à Secretaria de Estado da Cultura e ao deputado estadual Francisco Sardelli (PV), para que interceda junto ao Governo Estadual, visando à liberação de verbas para a reforma e ampliação do Museu da Imigração.

Em sua justificativa, o parlamentar democrata considera que Santa Bárbara d’Oeste sempre valorizou a cultura de seu povo, em especial dos migrantes, que vieram de várias regiões do Estado e do país, sendo muitos deles responsáveis pelo crescimento populacional e econômico do município.

Segundo ele, os migrantes têm reconhecido seus trabalhos através de uma praça na zona leste – Praça da Migração – onde, anualmente, é realizada a Festa da Migração, que reúne milhares de pessoas, que durante o evento podem saborear comidas típicas das mais diversas regiões do Brasil.

Já na região central existe o Museu da Imigração que funciona na Praça 9 de Julho, que retrata de forma permanente a cultura norte-americana, que muito contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da cidade, além de servir de local de exposições temporárias para mostrar a arte e o talento dos artistas locais.

Tendo em vista o aumento do número de visitantes, Fontes afirma ter sido procurado por pessoas ligadas à cultura do município para solicitar junto ao deputado Chico Sardelli, para que reivindique junto ao governo estadual o valor de R$ 500 mil para obras de reforma e ampliação do museu, com isso melhorando o atendimento aos artistas e até mesmo da população, que visita e pesquisa sobre a imigração norte-americana no museu barbarense.

Como a missão da Secretaria de Estado da Cultura é formular e implementar políticas públicas visando a excelência na preservação do patrimônio cultural, no estímulo à produção artística e na garantia de acesso aos bens culturais para a população do Estado de São Paulo em toda a sua diversidade, a moção também está sendo endereçada ao órgão.

Publicado em: 08 de fevereiro de 2010