O vereador Felipe Sanches (PSC) protocolou, hoje (28), o Projeto de Lei 31/2016, o qual institui a Semana de Prevenção e Combate da Gripe H1N1 no calendário oficial de eventos do Município. Essa semana será destinada à conscientização da população barbarense sobre os riscos da doença e deverá ser amplamente divulgada em toda a rede pública e privada de ensino e de saúde. Ainda de acordo com a propositura, essa semana de prevenção deverá ser realizada anualmente na última semana da estação climática do Outono.
“A Semana de Prevenção e Combate a Gripe H1N1 tem como objetivo levar ao conhecimento da população a informação sobre a doença, assim como orientação a respeito do combate, prevenção, diagnóstico e tratamento adequado”, disse Felipe Sanches, ressaltando que a conscientização dos munícipes pode contribuir para evitar o agravamento dessa doença, a qual pode ser fatal. Ainda de acordo com o parlamentar, o Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, poderá regulamentar a programação a ser desenvolvida durante a semana, como palestras, seminários, informações sobre sintomas de prevenção e combate do vírus H1N1, entre outras atividades que possam ser desenvolvidas com a finalidade de alcançar os objetivos previstos na propositura.
Na exposição de motivos do projeto, o vereador destaca ainda que os sintomas da H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, esse caso específico requer cuidados especiais. Ele também cita os sintomas dessa doença, na qual os pacientes apresentam febre alta, de início repentino, além de dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. “Normalmente os surtos de H1N1 acontecem a partir de junho, com a chegada do inverno, por esse motivo da escolha da última semana de Outono para alertar a população dos possíveis riscos desta doença”, concluiu.