EVENTO NA CÂMARA MARCA A SEMANA DE COMBATE À PEDOFILIA

A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste realizou sábado, no plenário Dr. Tancredo Neves, evento em comemoração à Semana de Combate à Pedofilia. Cerca de 80 convidados, entre autoridades, membros do Conselho Tutelar, alunos da Faculdade Anhanguera e da Unimep e representantes da sociedade civil participaram do evento, que contou com palestras sobre o tema e apresentação de números musicais.
     A Semana de Combate à Pedofilia foi instituída no município pela Lei Municipal nº 3.080, de 28 de abril de 2009, a partir de propositura do vereador Carlos Fontes (DEM). O evento teve o objetivo de promover uma discussão sobre o tema e chamar a atenção das pessoas para a importância e necessidade de coibir essa prática criminosa, que é o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
     Ao abrir o evento, o democrata Fontes destacou a importância do debate porque visa coibir esse tipo de crime na cidade. “A partir de agora, os pedófilos vão pensar muito antes de cometer esse crime em Santa Bárbara d’Oeste porque têm pessoas preocupadas com o assunto”, explicou. O deputado estadual Chico Sardelli (PV) falou sobre leis de combate à pedofilia e informou que a Assembléia Legislativa também está atenta, citando o caso da CPI da Pedofilia para apurar os crimes cometidos em Catanduva (SP), entre outras ações.
     A psicóloga e pedagoga Eliana Boldrini de Cillo Cervone citou vários casos de pedofilia que aconteceram no País. Segundo ela, a pedofilia é uma coisa difícil de ser diagnosticada e faz parte de um distúrbio psíquico. “São pessoas que têm preferência sexual por crianças e adolescentes”, destacou.
     Eliana ressaltou que o comportamento dos pedófilos é de carinho e carisma com as vítimas. “Eles não atacam diretamente as crianças. Vão aos poucos ganhando a confiança. A conversa deles (pedófilos) é interessante”, finalizou.
     O Coral Kades e o cantor G. Nunes, ambos de Santa Bárbara d’Oeste, apresentaram números musicais, interpretando as músicas Sonda-me e O Escolhido, respectivamente.
     Por fim, o juiz de direito de Americana, Sansão Ferreira Barreto, abordou a pedofilia do ponto de vista jurídico e suas penalidades previstas na legislação.

Publicado em: 25 de maio de 2009