Cerca de 50 alunos da oitava série do ensino fundamental da Escola Estadual Comendador Emilio Romi, da Vila Aparecida, realizaram hoje a 14ª reunião simulada do programa Câmara do Futuro no plenário Dr.Tancredo Neves da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, abrindo a segunda etapa do projeto com a participação dos alunos das escolas estaduais.
A reunião dos estudantes foi aberta pelo presidente Anízio Tavares da Silva (DEM) e com a presença da coordenadora Helena Sartori Visockas Cabral de Vasconcelos e pela professora de História, Vanessa Auxiliadora Fantacussi, que coordenou os trabalhos do Câmara do Futuro em sala de aula. Também compareceram à sessão os vereadores Danilo Godoy (PSDB) e José Luis Fornasari, o Joi (PPS).
Durante a sessão, os alunos discutiram e votaram quatro projetos de lei , uma moção e um requerimento produzidos na escola. As proposituras tratam sobre vários assuntos, dentre eles, conscientização da população sobre os problemas causados pela poluição dos meios de transporte na cidade, implantação de programa de palestras nas escolas a respeito da fundação da cidade de Santa Bárbara d’Oeste e sobre temas polêmicos, realização de campanhas para arrecadação de produtos em benefício de instituições necessitadas, aplauso aos organizadores do programa Câmara do Futuro e informações acerca das más condições de sobrevivência no Acampamento Zumbi dos Palmares, no Parque Zabani. Após a reunião, os alunos aproveitaram para conhecer as dependências da Câmara, gabinetes de vereadores e departamentos.
O programa Câmara do Futuro é realizado há sete anos pelo Poder Legislativo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino de Americana. O objetivo é educar os alunos para um novo entendimento do significado da política, das funções do Legislativo e de seus membros, os vereadores e, ao mesmo tempo, estimulando-os para o exercício da cidadania para poder reivindicar seus direitos e também cumprir com seus deveres de cidadãos, orgulhando-se cada vez mais da cidade onde vivem e que ajudam a construir no dia a dia.
Este ano, cerca de três mil estudantes do ensino fundamental e ensino médio devem participar das reuniões simuladas previstas até novembro. Ao todo, estão programadas 34 reuniões com alunos das escolas municipais e estaduais. Aos participantes, a Câmara oferece transporte, lanche e certificados.
Na próxima segunda-feira (5), às 8h, participam do projeto os alunos da Escola Estadual Coronel Luiz Alves, da Vila Siqueira Campos. Na quarta-feira (7), também pela manhã, será a vez dos alunos da Escola Estadual Antonio Matarazzo, do Jardim Europa. E na quinta-feira (8), às 8h, participam estudantes da Escola Estadual Elisabeth Steagall Pirtousheg, do Mollon.
Publicado em: 01 de outubro de 2009
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1