Seis bicicletas ergonômicas, que serão utilizadas por catadores de reciclagem, foram adquiridas por meio de uma emenda impositiva de 2023, no valor de R$ 64.144,28, apresentada pela vereadora Esther Moraes (PV). A entrega simbólica ocorreu na última terça-feira (20), durante um encontro de catadores realizado na cidade. A Cooperativa Juntos Somos Fortes foi beneficiada com três unidades, e outras três foram destinadas à Cooperativa Recicloplast — ambas atuam em Santa Bárbara d’Oeste.
De acordo com a proposta da parlamentar, os veículos serão utilizados por coletores autônomos cadastrados na cidade, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas ao meio ambiente e à emancipação social no município. A iniciativa busca oferecer melhores condições de trabalho, segurança e mobilidade aos profissionais que atuam na coleta seletiva e na preservação ambiental.
A utilização de bicicletas usadas, devidamente revisadas e adaptadas, é uma alternativa sustentável, econômica e eficiente, permitindo que os catadores realizem suas atividades diárias com mais conforto e segurança. A medida também contribui para a inclusão social, fortalece as cooperativas e valoriza o trabalho desses profissionais, que desempenham papel fundamental na gestão de resíduos sólidos e na redução do lixo urbano.
“Atualmente, os catadores são responsáveis por quase 90% de toda a reciclagem realizada no Brasil. Nosso mandato acompanha, desde o início, a atuação da Cooperativa Juntos Somos Fortes, e sabemos da importância das oportunidades que oferecem a pessoas em situação de vulnerabilidade social, na busca por renda e dignidade”, afirmou a vereadora.
“Ao destinarmos recursos por meio de emenda impositiva, garantimos que essa demanda seja atendida de forma concreta, promovendo melhorias na qualidade de vida dos catadores e incentivando práticas de economia circular e sustentabilidade. Essa ação reforça o compromisso do poder público com a valorização do trabalho digno e com a proteção do meio ambiente”, completou Esther.
Segundo a vereadora, o objetivo é que a política seja bem-sucedida para que possa ser expandida e oferecer oportunidades a mais pessoas. Ela destaca que Santa Bárbara conta com aproximadamente 200 catadores.
“Para nós, os catadores são visíveis, essenciais e indispensáveis para a sociedade e para o meio ambiente”, pontuou Esther.
Referência
A parlamentar também enfatizou que Santa Bárbara se destaca no cenário da coleta seletiva. Atualmente, a Cooperativa Juntos Somos Fortes e a Recicloplast atuam em conjunto na cidade. O projeto de coleta seletiva conta com o apoio da Ambipar (grupo brasileiro de gestão ambiental e resposta a emergências) e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos).
Publicado em: 22 de maio de 2025
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.5