O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PPS), recebeu ontem (26), em seu gabinete, o gerente de Ação Regional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) de Campinas, Erich Hetzl Junior. No período da tarde, os dois visitaram diferentes blocos do Conjunto Habitacional Roberto Romano, para que o parlamentar pudesse mostrar ao representante do órgão os diferentes problemas existentes no local.
Em relação à instalação de tubulação para a coleta da água das chuvas, pedido realizado antes da posse de Hetzl Junior como gerente de ação regional, Joi reafirmou a necessidade da extensão da tubulação até o solo, evitando que a água das chuvas se espalhe com o vento, atingindo as janelas dos apartamentos e empoçando em frente a alguns imóveis. Sobre esse assunto, o gerente regional da CDHU afirmou que será feito aditamento do contrato com a empresa que já realiza obras no local e que esse serviço deve ter início em um prazo máximo de 12 dias.
Joi também solicitou uma análise em relação ao problema de entupimento e vazamento de esgoto nesse conjunto habitacional, que não ocorre apenas em decorrência do descarte irregular de lixo, como absorventes e fraldas na tubulação. Segundo o parlamentar, em algumas unidades pode ter havido falha na instalação da tubulação. Segundo Erich, na próxima semana um topógrafo deve efetuar análise e emitir um laudo, confirmando se houve falha da CDHU na instalação da rede coletora. Caso seja confirmado qualquer tipo de erro, caberá ao órgão a regularização do problema.
Outro problema apontado pelo parlamentar, a pedido dos próprios moradores do bairro, é a possibilidade de furto da tubulação de cobre instalada para o gás canalizado nos 44 blocos de apartamentos. A substituição dos tubos de aço galvanizado é uma exigência do Corpo de Bombeiros. Atualmente, a empresa que efetua a obra já instala uma placa metálica de 2,5 metros, para coibir a ação de vândalos. No entanto, alguns moradores alertaram o vereador que seria melhor ampliar a altura dessa chapa de aço, dificultando ainda mais a ação de possíveis furtos. Recentemente, diferentes fios de cobre utilizados como para-raios foram furtados no bairro. Em relação a esse assunto, o representante do órgão estadual se comprometeu a ampliar a placa metálica, dificultando o acesso à tubulação de cobre. No caso dos pára-raios os técnicos da CDHU estão estudando uma forma para atender as necessidades com material que não tenha valor comercial.
Por fim, o vereador Joi pediu que seja tomada alguma medida para a retirada das caixas d’água, que estão há quase 10 anos sem uso no local. “Com a instalação de hidrômetros individuais no bairro e a utilização de água da rua, essas caixas d’água estão sem serventia, com a possibilidade de servirem de criadouro para o mosquito transmissor da dengue”, afirmou Joi. Nesse caso, o representante da CDHU também afirmou que irá verificar junto ao setor de obras a possibilidade de equacionar o problema.
Ainda durante a visita, ao ser abordado por moradores com prestações atrasadas, Hetzl Junior explicou que atualmente uma equipe da CDHU está efetuando um levantamento do pagamento em Itatiba, mas que esse grupo deve vir em breve para Santa Bárbara. “Cada caso será analisado individualmente. Sabemos distinguir situações em que as famílias sofreram dificuldades financeiras daqueles em que os mutuários simplesmente preferem não pagar o financiamento”, explicou. “Fiquei satisfeito com a visita e atuação do representante da CDHU e ficarei mais satisfeito ainda quando os problemas estiverem solucionados por completo”, concluiu o vereador.
Publicado em: 27 de maio de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1