A pedido do vereador Joi Fornasari (PV), o prefeito Rafael Piovezan recebeu, hoje (29), em seu gabinete, representantes de produtores rurais do Município, assim como da CATI (Coordenadoria de Assitência Técnica e Integral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e do programa ALI Rural do Sebrae, cuja função é proporcionar orientações profissionais especializadas aos pequenos e médios produtores rurais. O objetivo do encontro, que contou com a participação do secretário municipal de Governo, Joel Cardoso, além de apresentar diferentes demandas do setor, era o de iniciar a criação de um Conselho Municipal de Agricultura em Santa Bárbara d’Oeste.
Segundo o engenheiro agrônomo Antonio Lopes Junior, responsável pela Casa da Agricultura de Santa Bárbara d’Oeste, a reativação de um conselho municipal deve contribuir para dar voz aos produtores rurais do Município, além de permitir que esses agricultores se beneficiem de políticas públicas de incentivo ao setor. A criação desse órgão deliberativo, com ampla participação de produtores locais, deve contribuir também para o abastecimento alimentar, para a defesa do meio ambiente, assim como para a melhoria da qualidade de vida dos produtores e moradores da área rural.
No encontro desta tarde, o prefeito sugeriu nova reunião na próxima semana, com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, para a apresentação de um modelo de estatuto desse conselho e de uma lista de possíveis participantes do novo órgão. Nesta semana, os responsáveis pela Casa da Agricultura do Município, assim como demais participantes do encontro, poderiam estudar como funcionam os conselhos municipais em outras cidades, a dinâmica da agricultura em Santa Bárbara d’Oeste e obter subsídios para um futuro plano municipal de desenvolvimento rural.
“A estruturação do setor rural de Santa Bárbara d’Oeste é benéfica tanto para produtores, que serão ouvidos e poderão se beneficiar de políticas públicas, quanto para o Município, uma vez que a cidade pode receber mais recursos e contribuir para a geração de empregos e de renda no campo”, afirmou Joi. Também participaram do encontro desta tarde os produtores rurais Alexandre Balancin, Alexandre Balancin Junior, José Sans Mello; a engenheira agrônoma Taís Sacheto, do programa ALI Rural do Sebrae; a veterinária Michelle Sacheto, que atua na área de inspeção de produtos de origem animal; e Maurício Perissinotto, diretor técnico da CATI Regional de Piracicaba.
Publicado em: 29 de março de 2023
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1