Em reunião com vereadores, empresas concordam em promover força-tarefa para faxina em fiação de postes no Município

A pedido dos vereadores Bachin Jr (MDB) e Júlio César Kifú (PL), o secretário municipal de Governo, Joel Cardoso, promoveu, hoje (4), uma reunião entre representantes da CPFL, das operadoras de telefonia e internet que atuam no Município e do setor de fiscalização da Prefeitura, para tratar da limpeza e manutenção da fiação solta existente nos postes, situação que hoje causa poluição visual na cidade e pode colocar a população em risco.

Esses dois parlamentares são autores da Lei Municipal 4277/2021, que dispõe sobre a responsabilidade da concessionária, bem como dos demais ocupantes dos postes de iluminação, pela limpeza e manutenção dessa fiação. O secretário municipal de Planejamento, José Carlos Nadilichi, também participou da reunião.

No encontro, representantes do Poder Executivo destacaram que não é intenção da Prefeitura simplesmente multar as empresas concessionárias, mas resolver o problema dos cabos dependurados ou instalados de forma inadequada. Eles destacaram também que recebem queixas diariamente a respeito de fiação solta em diferentes bairros, por isso sugeriram uma ação conjunta entre Prefeitura, CPFL e operadoras.

Além da criação de um grupo entre representantes da fiscalização e das empresas de telefonia, internet e da CPFL, o qual deve agilizar os serviços emergenciais, os fiscais da Prefeitura também se comprometeram a encaminhar à concessionária de energia, num prazo máximo de 15 dias, um mapa com os principais pontos críticos da cidade, para que a empresa notifique as operadoras, que atuarão numa força-tarefa nessas localidades.

Hoje, além do serviço de grandes operadoras, como Vivo, Claro e Tim, Santa Bárbara d’Oeste conta com provedores locais, como o Americanet e a Tecplus, também presentes na reunião. Os representantes das diferentes operadoras, no entanto, destacaram que não é de interesse de nenhuma empresa manter fios ‘mortos’, dependurados, e que muita dessa fiação em desacordo pertence a empresas clandestinas.

Depois dessa ação conjunta em bairros ainda não divulgados, o grupo pretende promover nova reunião para analisar o andamento dos trabalhos e definir novas áreas de atuação.

Publicado em: 04 de maio de 2023