O presidente da Câmara barbarense, vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), acompanhado da assessora parlamentar Roseli Sabino Bertuol, esteve reunido, nesta quarta-feira (25), com a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha. Durante o encontro, o parlamentar pediu informações sobre a realização de exames e de cirurgias de baixa complexidade no Município, em virtude de diversas reclamações recebidas por ele com relação à existência de longas filas de espera por exames como colonoscopia, endoscopia, ecocardiograma e endoscopia, assim como para cirurgias eletivas, aquelas em que se pode escolher a melhor data para a realização do procedimento, após diversos exames.
No encontro com o vereador, a secretária municipal de Saúde explicou que o concurso para a contratação de mais médicos para a rede pública municipal, promovido em dezembro, acabou de ser homologado, o que deve reduzir significativamente o tempo de espera para o agendamento de consultas e de cirurgias. Com relação à realização de exames, Lucimeire afirmou que a Prefeitura deve contratar esse tipo de serviço, de maneira emergencial, em clínicas particulares, também a fim de reduzir as filas. Além disso, a responsável pela Secretaria de Saúde destacou que o município adquiriu recentemente um aparelho para a realização de exames de endoscopia, também visando à redução no tempo que os pacientes esperam por esse tipo de diagnóstico.
“Entendo que a Prefeitura barbarense, assim como de outras cidades, tem enfrentado dificuldades em virtude da crise financeira atual do País. Mas percebo o empenho da Administração em normalizar o atendimento o mais rápido possível”, afirmou Kadu, ressaltando que também buscará recursos, por meio de emendas parlamentares, para novos investimentos na área da Saúde no Município. Na última legislatura, o parlamentar obteve mais de R$ 300 mil para o setor. “Infelizmente, para os pacientes que aguardam por um exame, a demora no atendimento pode agravar as condições em determinadas doenças. Por isso, precisamos do apoio do Estado e da União, para garantirmos mais agilidade nessa área tão sensível e tão custoso para qualquer Prefeitura”, destacou.