Em reunião, agentes escolares que cobram valorização da categoria

Os vereadores Eliel Miranda (PSD) e Jesus (Avante) receberam, ontem (9), na Câmara Municipal, a visita de um grupo de agentes de administração escolar da rede municipal. Esses profissionais afirmam se sentirem lesados e sobrecarregados, por isso pedem apoio dos parlamentares para que as reivindicações deles sejam atendidas pelo prefeito Rafael Piovezan.

Na reunião, esses servidores afirmaram que Santa Bárbara d’Oeste é a cidade da região que menos paga aos profissionais que atuam nas secretarias das unidades escolares. Enquanto no município esses agentes escolares recebem R$ 1.345, em Capivari, conforme pesquisa feita pelos funcionários, o valor pago aos servidores dessa mesma função é de R$ 2.055. Em Nova Odessa, o salário-base desses servidores é de R$ 2.597, enquanto em Sumaré chega a R$ 2.943.

Os agentes escolares também apontaram que desde 2011 não há mais concurso para essa área, ainda que o número de alunos matriculados na rede pública municipal tenha crescido consideravelmente nos últimos anos. Além do aumento da demanda, os servidores apontam que frequentemente são obrigados a desempenhar funções para as quais não foram contratados, as quais não estavam previstas no concurso público para o cargo de agente.

No encontro, Eliel e Jesus se colocaram à disposição dos servidores e disseram que todas as reivindicações serão encaminhadas à Administração, com pedidos de providência o mais rápido possível. “A desvalorização dos agentes escolares, assim como o fato deles estarem sobrecarregados, pode gerar desmotivação entre esses servidores e prejudicar um serviço público tão essencial para a nossa cidade”, afirmou Eliel Miranda, ressaltando que a Câmara tem ouvido diferentes categorias, mas com um problema em comum: a defasagem salarial dos servidores municipais na comparação com outras cidades da região. “Na situação atual, Santa Bárbara d’Oeste não conseguirá reter os bons funcionários”, concluiu.

Publicado em: 10 de fevereiro de 2023