Em depoimento, servidor diz que jamais colocaria vida de pacientes em risco

A convite da Comissão de Representação da Frota da Saúde, o servidor público Sérgio Gibin, motorista há 27 anos, prestou depoimento, ontem (28) à tarde, na sede do Legislativo barbarense. Em sua oitiva, ele contestou o relato de munícipes de que uma van sem freios estaria sendo usada para levar pacientes até São Paulo. O episódio teria ocorrido no início deste ano, motivando reportagens na imprensa regional e o início de investigações pelos parlamentares.

À comissão, o motorista do Setor de Ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde explicou que “o jogo de pastilhas (de freio) estava desgastado”, situação que foi relatada ao superior hierárquico dele. No entanto, não havendo outro veículo para substituir essa van naquela data, o profissional decidiu prosseguir viagem, no intuito de não prejudicar os pacientes que já tinham atendimento agendado. “Pela experiência dele, o motorista entendeu ser tranquilo seguir o trajeto naquele dia”, explicou o vereador Carlos Fontes (PSL), presidente da comissão.

Ainda em seu depoimento, o servidor municipal relatou que aquela viagem foi tranquila, conduzida com muita cautela, bem mais devagar do que de costume e que jamais colocaria a segurança dos passageiros em perigo. Disse também que havia pressão nos freios, ou seja, que o veículo tinha freios, mas que os pacientes se sentiram incomodados e temerosos pelo ruído provocado pelo desgaste das pastilhas, as quais foram substituídas logo após a viagem.

“Queremos agradecer a presença do servidor Sérgio Gibin, que atendeu o convite dessa comissão para prestar os esclarecimentos. Foi ele quem estava dirigindo a van 192 na viagem que motivou a denúncia”, disse o presidente Carlos Fontes. Além dele, essa comissão também é composta pelos vereadores Bachin Jr (MDB) e Kátia Ferrari (PV).

Publicado em: 29 de julho de 2021