Em Audiência Pública da Saúde, Prefeitura informa investimentos de R$ 179 milhões em 2022

A Câmara barbarense promoveu, na manhã desta quinta-feira (23), Audiência Pública de Saúde referente ao 3º quadrimestre de 2022 (setembro a dezembro). Durante a exposição do relatório, a secretária municipal de Saúde, Rosemeire Rocha, informou que a Prefeitura investiu 36,23%% da arrecadação de impostos em ações e serviços de saúde ao longo do ano passado, o que equivale a R$ 179.208.409,26. Por lei, os municípios devem investir pelo menos 15% da arrecadação em Saúde. Quando somados aos R$ 38.299.591,96 advindos de repasses dos governos Estadual e Federal, o total de despesas no setor chega a R$ 217.508.001,22.

A audiência, sob o comando do vereador Nilson Araújo Radialista (PSD), presidente da Comissão Permanente de Política Social do Legislativo, começou com a apresentação dos dados relativos a investimentos e atendimentos na Saúde em Santa Bárbara d’Oeste, feita pelo secretário-adjunto de Saúde, Rodrigo Ito. Na sequência, a secretária respondeu aos questionamentos dos parlamentares.

Além de Nilson como presidente, a Comissão Permanente de Política Social, responsável por opinar sobre as proposições relativas à higiene, à saúde pública e à assistência social, é composta pelos vereadores Felipe Corá (Patriota), como relator, e Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca (Avante), como membro, ambos presentes na audiência.

Também participaram do evento os vereadores Paulo Monaro (MDB), presidente da Casa de Leis; Eliel Miranda (PSD); Juca Bortolucci (PV); Celso Ávila (PV); Carlão Motorista (Republicanos); Esther Moraes (PL); e Valmir Alcântara de Oliveira, o Careca do Esporte (Patriota).

As Audiências Públicas de Saúde, assim como de Finanças, são realizadas a cada quadrimestre, conforme previsto em leis federais. O evento foi transmitido, ao vivo, pelo site oficial da Câmara, pela rádio Santa Bárbara FM (95.9) e pelos perfis do Legislativo no Facebook e no Youtube (@camarasbo).

Publicado em: 23 de fevereiro de 2023

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565